Sem estoque Informe o seu e-mail e o notificaremos assim que o produto chegar em nosso estoque:


Enviar Cancelar
Out of stock!
Insira seu e-mail para ser informado quando este produto chegar:
Enviar Fechar
A Coerência das Incertezas

A Coerência das Incertezas

- Editora:  E Realizações
- Autor:  Paulo Mercadante
- Categorias: História / História do Brasil
- Disponibilidade: Indisponível

Descrição

Trata-se de um escrito no qual um dos maiores pensadores brasileiros, Paulo Mercadante, expõe os frutos de uma pesquisa fundamental que esteve empreendendo, silenciosamente, ao longo de muitos anos.

Coordenador da edição das Obras Completas de Tobias Barreto, autor de um dos melhores estudos sobre Graciliano - Graciliano Ramos, o Manifesto do Trágico - e de uma imensa variedade de estudos históricos da mais alta importância, tendo convivido com os personagens mais significativos, com as figuras mais representativas de todas as áreas da vida brasileira nos últimos 50 anos. Paulo Mercadante é conhecido sobretudo como uma personalidade íntegra e uma alma verdadeiramente nobre. Historiador, escritor, homem de ciência, advogado e, entre outras coisas, filósofo internacionalmente consagrado, ele dispensa comentários.

Quanto a esta obra em particular, é possível dizer, sem exagero, que se trata da mais fina conexão, - do ponto de vista de um observador atento e não apenas de um estudioso de gabinete - entre mito e história no Brasil.

A Coerência das Incertezas é uma visão abrangente dos principais mitos e símbolos que reaparecem, de época em época, ao longo da história luso-brasileira. Nada de comparável apareceu jamais na bibliografia dos estudos brasileiros, onde a atenção obsessiva ao aparente e ao imediato impede às vezes o acesso aos nexos mais profundos entre os acontecimentos.

A história humana - e, em particular, a nossa - vive tão recheada de situações absurdas e aparentemente gratuitas que os historiadores, por brilhantes que sejam - e, diga-se de passagem, não são raros em nossas bibliotecas -, nem sempre possuem a "tecnologia" necessária, por assim dizer, para apreender certas situações em toda a sua complexidade. Mas, nas palavras de Olavo de Carvalho, "é só quando se descobre o nexo de mito e história que a unidade do sentido ideal pode encontrar, na ultiplicidade dos fatos, o terreno fértil onde consiga passar da potência ao ato, realizar-se não como ficção histericamente reiterada, mas como vida autêntica".

Talvez não seja preciso lembrar que, quando uma ficção é "histericamente reiterada" por muito tempo, ela passa a valer como verdade reconhecida, como se todos soubessem daquilo o tempo todo, desde sempre. O senso de realidade se torce e a percepção do mundo em torno adoece.

"Sob esse aspecto, este livro de Paulo Mercadante tem, sobre a alma brasileira, um efeito nitidamente curativo." Por isso, podemos dizer sem exagero que, pelo menos deste ponto de vista, estamos sãos e salvos.
 
Ficha Técnica:
Número de Páginas: 504
Editora: É Realizações
Idioma: Português (Brasil)
ISBN: 85-88062-04-6
Dimensões do Livro: 23 x 16 x 2 cm